Repositório Institucional

O que é Repositório Institucional?

Se trata de uma plataforma digital de acesso aberto que armazena e compartilha a produção acadêmica da comunidade universitária, como artigos científicos, TCCs e relatórios. O Repositório Institucional promove a visibilidade, o acesso gratuito e a preservação a longo prazo do conhecimento acadêmico. Eles contêm metadados descritivos para facilitar a busca, contribuem para a identidade institucional e desempenham um papel fundamental na comunicação científica aberta.

A quem se destina este serviço?

O repositório institucional se destina principalmente à comunidade acadêmica da instituição, incluindo professores, pesquisadores, estudantes e demais membros. No entanto, o acesso costuma ser público, beneficiando também outros pesquisadores, instituições, e o público em geral interessado em explorar e utilizar a produção científica e acadêmica disponível. O caráter de acesso aberto desses repositórios visa promover a disseminação ampla e gratuita do conhecimento.

Quais são as etapas para realizar este serviço?

Para acessar os trabalhos disponíveis, basta navegar pelo sistema. Se você é estudante  na UEPB e deseja depositar seu trabalho, encontre mais informações em Regras para o Depósito dos Trabalhos Acadêmicos.

Quanto custa este serviço?

O acesso ao Repositório Institucional é totalmente gratuito para todos os usuários. Não há custos associados à consulta ou depósito de trabalhos.

Qual é o endereço do Repositório Institucional?

O endereço do Repositório Institucional é https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/. Este link direto leva você à plataforma, onde poderá explorar as coleções nele disponíveis.