Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, localizada temporariamente no subsolo do prédio da Biblioteca Central da UEPB em Campina Grande, é uma instituição dedicada à guarda, conservação e manutenção de uma coleção única e preciosa. Nosso acervo, originalmente composto pela coleção do professor Átila Almeida, abrange uma variedade de materiais, incluindo livros, cordéis, periódicos e jornais.

Além do acervo do professor Átila Almeida, a biblioteca também incorporou coleções de outras figuras influentes, como Raymundo Asfora, Gilmar de Carvalho, Manoel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho. Esta diversidade de acervos oferece aos estudiosos uma rica fonte de pesquisa acadêmica.

Apesar de estarmos temporariamente fechados para pesquisas presenciais, estamos comprometidos em democratizar o acesso aos cordéis por meio da Biblioteca Digital da UEPB: Cordéis de Acesso Aberto, oferecemos aos pesquisadores a oportunidade de explorar uma vasta gama de temas e estilos de cordéis, sem restrições de direitos autorais. Essa plataforma representa uma importante fonte para quem deseja compreender e estudar a riqueza cultural dos cordéis de forma acessível e gratuita.

Nosso objetivo na Biblioteca Átila Almeida é promover o acesso ao conhecimento e preservar a tradição cultural nordestina. Ao disponibilizar cordéis tanto protegidos por direitos autorais quanto obras livres, buscamos atender às diversas necessidades dos pesquisadores, incentivando o estudo e a apreciação desta forma única de expressão artística.

Acesse nosso site para mais informações: https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br

Endereço

Campus I – Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário – Campina Grande-PB, CEP.: 58429-500Localizada no subsolo da Biblioteca Central.

Horário de Funcionamento

Atendimento Remoto: de segunda-feira à sexta-feira, de 7h:00min às 17h:00min.

OBS: devido a reforma estamos temporariamente fechados para pesquisas presenciais.