Acervos Digitais

O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas é vasto, compreendendo materiais tanto no formato impresso quanto no formato digital, todos acessíveis através do Sistema de Automação de Biblioteca (Siabi).

A organização desse acervo segue uma estrutura temática baseada na Classificação Decimal de Dewey (CDD), um sistema internacionalmente reconhecido que proporciona uma classificação uniforme e normalizada. A CDD abrange a totalidade do conhecimento humano, dividindo-o em dez classes principais, cada uma delas subdividida em dez classes secundárias ou subcategorias, cada uma com dez subdivisões. Este método lógico de classificação abrange diversas disciplinas, desde acadêmicas até práticas, e é composto pelas seguintes classes principais:

  • 000 Generalidades
  • 100 Filosofia
  • 200 Religião
  • 300 Ciências sociais
  • 400 Línguas
  • 500 Ciências puras
  • 600 Ciências aplicadas
  • 700 Artes
  • 800 Literatura
  • 900 História e geografia

Para buscar materiais em nosso catálogo online, você pode realizar pesquisas específicas em uma das bibliotecas integrantes do sistema ou em todas elas. Ao encontrar o material desejado, anote sua localização (exemplo: 341.77 S676t) e dirija-se à biblioteca correspondente. Caso o exemplar esteja em uma biblioteca em um campus diferente do seu, você pode solicitar o empréstimo entre bibliotecas.

O nosso catálogo online está disponível no endereço https://acervo.biblioteca.uepb.edu.br/. Explore a variedade de recursos oferecidos e aproveite a facilidade de acesso a informações essenciais para seus estudos e pesquisas.

Além disso, destacamos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), uma plataforma de acesso aberto que reúne e dissemina textos completos de teses e dissertações defendidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esta iniciativa visa facilitar o acesso a conhecimentos acadêmicos, tornando-os disponíveis para consulta pública. Saiba mais em https://biblioteca.uepb.edu.br/biblioteca-de-teses-e-dissertacoes/.

Outro recurso valioso é o Portal de Periódicos CAPES, um catálogo de acervos digitais ao qual os discentes da UEPB têm acesso. Descubra mais em https://biblioteca.uepb.edu.br/portal-de-periodicos-capes/. Explore essas plataformas para enriquecer ainda mais sua experiência acadêmica.

A UEPB também disponibiliza o Portal de Periódicos, que abriga diversas revistas acadêmicas e científicas, proporcionando aos usuários acesso a uma ampla gama de conhecimentos, saiba mais em https://biblioteca.uepb.edu.br/portal-de-periodicos-cientificos-uepb/.