Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos CAPES é uma valiosa plataforma digital mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma agência do Ministério da Educação do Brasil. Esta plataforma proporciona acesso a uma ampla variedade de periódicos científicos, revistas acadêmicas e outras fontes de informação científica de alta qualidade.

A CAPES disponibiliza esse recurso para instituições de ensino superior, pesquisa e pós-graduação no Brasil, permitindo que professores, pesquisadores e estudantes acessem uma extensa gama de artigos científicos, papers e informações relevantes para suas áreas de estudo.

A Universidade Estadual da Paraíba facilita o acesso a este portal de maneira simples. Se estiver conectado à rede interna da universidade, seja via Wi-Fi ou computadores da instituição, o acesso é direto. No entanto, se estiver fora dessa rede, é possível acessar através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal de Periódicos CAPES;
  2. No topo da página, clique no link “ACESSO CAFE” disponível;
  3. Uma lista de instituições participantes da comunidade CAFe será exibida. Selecione a sua instituição;
  4. Ao clicar em “enviar”, você será redirecionado para uma nova tela onde deverá inserir o nome de usuário e senha, é a mesma utilizada no SUAP;
  5. Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos, pronto para iniciar suas pesquisas a partir de qualquer lugar.

Esses passos simples garantem que você possa explorar todo o potencial do Portal de Periódicos CAPES, independentemente de sua localização na universidade ou fora dela.