Elaboração de Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica é um elemento de identificação e registro do documento, facilitando a sua localização e recuperação em bibliotecas e bases de dados. A ficha catalográfica contém informações bibliográficas essenciais sobre o trabalho e por isso é elemento pré-textual obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso e deve ser inserida no verso da folha de rosto, conforme orientação contida na NBR 14724/2011. Conforme estabelecido pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, compete privativamente aos profissionais bibliotecários a elaboração da ficha catalográfica, garantindo a qualidade e conformidade dos dados. Os alunos da UEPB podem solicitar a Ficha Catalográfica pelo Sistema de gerenciamento de Bibliotecas (SAGBI) no endereço https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/. Abaixo segue alguns possíveis questionamentos:

O que é o SAGBI?

É o Sistema de gerenciamento de Bibliotecas da UEPB. A partir dele, podem-se solicitar a ficha catalográfica e a emissão de declaração de Nada Consta.

O que é ficha catalográfica?

É um documento que contém as informações bibliográficas do trabalho de final de curso. Portanto, a ficha é individual e intransferível.

Quando solicitar a ficha catalográfica?

A ficha dos alunos da UEPB só pode ser confeccionada por bibliotecário da instituição. Após a apresentação final do trabalho de conclusão de curso e as devidas correções sugeridas pela banca, a ficha pode ser solicitada no SAGBI.

Qual o prazo final para o depósito do trabalho de conclusão de curso?

O prazo é determinado pela Coordenação de seu curso.

Como saber se minha ficha catalográfica foi confeccionada?

A confecção do documento é automatizada. No prazo máximo de 72h, você receberá um e-mail indicando que a ficha já está concluída.

Também é possível acompanhar o status de sua ficha catalográfica realizando o login no sistema. Portanto, quando a solicitação sair da cor amarela (pendente) para a cor verde (concluída), indica que o documento está pronto e pode ser feito o download.

Como acessar o SAGBI?

Se você é aluno(a) de Graduação, Graduação EAD, Mestrado ou Doutorado, é necessário efetuar o login empregando a mesma matrícula e senha usadas no controle acadêmico.

Caso seja aluno(a) de Especialização, é necessário efetuar o login empregando a matrícula da Especialização e o seu CPF como senha.

O que devo fazer se estou com problemas com a minha matrícula?

Entre em contato com a Coordenação de seu curso ou ainda com a PROGRAD (para alunos de graduação), PROEAD (alunos da Graduação EAD), PRPGP (Especialização, Mestrado e Doutorado).

Como agir se não estou conseguindo efetuar login no SAGBI?

Confira se seu acesso ao Controle Acadêmico está regular.

Caso não esteja, entre em contato com o Setor de Manutenção e Suporte de Informática e, depois, siga todos os procedimentos de acesso ao SAGBI.

Por que o formulário, na solicitação da ficha catalográfica, está apresentando erro?

Verifique se todos os campos obrigatórios estão preenchidos e se o anexo do arquivo tem no máximo 2MB. Lembre-se que o anexo deve conter capa, folha de rosto, resumo e sumário. Se o problema persistir, entre em contato com a biblioteca de seu curso: veja os contatos aqui.

O que é declaração de nada consta?

A Declaração de Nada Consta é um documento confeccionado por servidor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB. O documento só é confeccionado para usuários que se desvincularão da instituição, isto é, conclusão de curso, exoneração, vacância.

Como solicitar a declaração de nada consta?

Alunos(as) concluintes de Graduação (presencial ou EAD), que estejam dentro do prazo de conclusão, não precisam comparecer a biblioteca para solicitar o documento, pois a liberação é automatizada, após a solenidade de colação de grau.

Alunos(as) concluintes de Pós-Graduação precisam ir à biblioteca buscar o documento impresso, para que seja anexado junto ao processo de solicitação de diploma.

No dois casos, é necessário que os usuários estejam com a situação regular (sem débito de multa e/ou livros) e já tenham depositado o trabalho final na biblioteca do curso.