Quer Patentear Suas Descobertas na UEPB? Saiba Como!

março 18, 2024

Logotipo na Inovatec

Você tem ideias inovadoras e deseja protegê-las? Na UEPB, em colaboração com a Inovatec e a Biblioteca, você pode solicitar patentes para suas criações. Essa iniciativa visa estimular a inovação e o empreendedorismo na comunidade acadêmica, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento socioeconômico da região.

Como Solicitar Patentes na UEPB: Passo a Passo:

  1. Preencha o Formulário para Depósito de Patente, disponível na aba Downloads do site da INOVATEC-UEPB.
  2. Anexe os documentos solicitados, quando necessário.
  3. Encaminhe o formulário para o e-mail inovatecuepb@uepb.edu.br.
  4. Aguarde contato para agendamento de reunião.
  5. Todos os procedimentos junto aos órgãos competentes e o pagamento de taxas são efetuados pela INOVATEC-UEPB.

Observação: Este processo é sigiloso.

Destacamos que, de acordo com as Leis Nº 10.973/2004 e 13.243/2016, a titularidade das criações será exclusiva da UEPB. Quando há parceria com outras instituições, estas se tornam co-titulares. Os inventores terão direito à participação nos royalties da tecnologia quando transferida.

Se você está pensando em patentear algum produto ou processo desenvolvido durante sua trajetória acadêmica, é importante salientar que o SIB/UEPB pode ter um papel especial nesse processo. No entanto, se o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolver um produto que solicitará patente e precisará ficar em sigilo por conta dela, atente-se: o depósito desse trabalho em nosso Repositório Institucional ou Biblioteca Digital de Teses e Dissertações pode ser embargado por até 5 anos.

Para solicitar o embargo do seu TCC para que fique em sigilo até efetivar o processo de pedido de patente, procure a coordenadoria do seu curso e solicite que faça uma requisição via SUAP.

Proteja suas ideias e inovações! Conte com a INOVATEC-UEPB e a Biblioteca UEPB nesse processo. Invista no futuro e contribua para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico da nossa região.