Quer estudar no exterior? Conheça as oportunidades oferecidas pelo Programa Paraíba Sem Fronteiras!

abril 11, 2024

Imagem retirada de: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-ciencia-tecnologia-inovacao-e-ensino-superior/noticias/programa-de-internacionalizacao-2018paraiba-sem-fronteiras2019-criado-pelo-governo-do-estado-e-aprovado-na-assembleia-legislativa/card_programaparaibasemfronteirasfeed_prancheta-1.jpg/@@images/0136dbb6-36f9-4c96-a536-bce2162cf3cb.jpeg

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que estão abertas as inscrições para os três editais de concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado no exterior, por meio do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF). O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba e executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB), visa promover a cooperação internacional descentralizada e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

As inscrições para os editais de graduação, mestrado e doutorado internacional estão abertas até o dia 15 de abril. Para se inscrever e obter mais informações sobre os editais, acesse o link do  SIGFAPESQ. Os editais também estão disponíveis na página da Fapesq.

O Programa Paraíba Sem Fronteiras oferece oportunidades para estudantes da UEPB realizarem estudos no exterior, contemplando bolsas de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, estão sendo ofertadas vagas em renomadas instituições internacionais, como a Universidade Mondragón, na Espanha, e o Centro Universitário Warwickshire College And University Centre, no Reino Unido. Para mestrado e doutorado sanduíche, são disponibilizadas vagas em diversas áreas do conhecimento.

Os recursos para financiamento desses editais totalizam um investimento superior a R$ 3 milhões, provenientes do orçamento do Tesouro Estadual. Os candidatos devem atender aos requisitos específicos de cada edital, conforme detalhado nos documentos disponíveis.

O SIB/UEPB, incentiva seus estudantes a aproveitarem essas oportunidades de estudo internacional, enriquecendo sua formação acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado da Paraíba.

Para mais informações sobre o Programa Paraíba Sem Fronteiras e os editais de bolsas no exterior, acesse os links fornecidos e não perca essa chance única de internacionalização acadêmica!

 

Matéria: Fabrício Garrido