Celebrando o Dia Nacional da Biblioteca: Descubra como o SIB/UEPB Contribui para sua Comunidade

abril 9, 2024

Caros usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEPB),

Hoje, estamos celebrando o Dia Nacional da Biblioteca, instituído no Brasil por meio do Decreto de Lei nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Este decreto oficializou a data como uma forma de reconhecer a importância das bibliotecas na promoção da leitura, do conhecimento e da cultura no país. Assim, o dia 9 de abril foi estabelecido como uma ocasião para celebrar e valorizar o papel das bibliotecas em nossa sociedade, e queremos compartilhar com vocês algumas das formas específicas pelas quais o SIB/UEPB tem impactado positivamente nossa comunidade acadêmica:

  1. Capacitações Online: Investimos em iniciativas de capacitação online, oferecendo vídeos instrutivos sobre diversos temas relevantes para nossos usuários. Desde “Procedimentos para Depósito do TCC” até “Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos”, nosso catálogo de capacitações online está disponível para todos os alunos, professores e funcionários da UEPB.
  2. Acesso a Acervos Digitais: Nosso acervo digital é vasto e diversificado, abrangendo uma ampla gama de materiais impressos e digitais. Com o Sistema de Automação de Biblioteca (Siabi), os usuários podem facilmente pesquisar e acessar recursos digitais, possuímos ainda nosso Repositório Institucional e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) além de acesso ao periódicos científicos no Portal de Periódicos CAPES.
  3. Projeto “Cidadania é Liberdade”: Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado (SEAP/PB), o SIB/UEPB participa ativamente do projeto “Cidadania é Liberdade”, proporcionando oportunidades de capacitação e trabalho remunerado para reeducandos. Essa iniciativa, que existe há 18 anos, já ajudou na ressocialização de mais de uma centena de reeducandos por meio de atividades essenciais para o funcionamento da universidade.
  4. Atendimento Personalizado: Nossa equipe de servidores está sempre disponível para oferecer atendimento personalizado aos usuários, auxiliando na busca por materiais específicos, na orientação sobre normas de citação e na utilização eficaz de bases de dados acadêmicos.
  5. Eventos Culturais e Educativos: Ao longo do ano, organizamos uma variedade de eventos culturais e educativos, como clubes de leitura, palestras com autores, exposições de arte e exibições de filmes. Esses eventos não só enriquecem o ambiente das bibliotecas, mas também promovem o diálogo e a troca de conhecimento entre os membros da comunidade acadêmica.

Neste Dia Nacional da Biblioteca, queremos expressar nossa gratidão a todos os usuários do SIB/UEPB pela confiança e apoio contínuo. Continuaremos empenhados em oferecer serviços de excelência e em promover o acesso à informação e ao conhecimento para toda a comunidade acadêmica.

Atenciosamente,

Equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEPB)

Matéria: Fabrício Garrido