Biblioteca Central certifica reeducandos do Projeto Cidadania é Liberdade

10 de fevereiro de 2025

Na última sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, a Coordenadoria de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), integrante do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), realizou a cerimônia de entrega de certificados aos reeducandos que participaram da capacitação oferecida pelo Projeto “Cidadania é Liberdade”. O evento, realizado no Espaço Borborema da Biblioteca Central, no Câmpus I, em Campina Grande, marcou a conclusão de um processo de formação que visa preparar os participantes para um melhor desempenho em suas atividades de apoio ao setor.

Ao todo, 10 reeducandos receberam os certificados, fruto de uma iniciativa que busca não apenas capacitar, mas também humanizar e valorizar o trabalho desses colaboradores. A cerimônia contou com a presença da reitora em exercício, professora Ivonildes Fonseca, da coordenadora de Bibliotecas, Luciana Dantas Medeiros, da assistente social da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Albertina Félix da Cruz, além de ex-gestoras do SIB, como Fernanda Meirelle e Camile de Andrade, e do representante do Escritório Social, Gutemberg Sousa.

Capacitação com foco na humanização e ressocialização

A capacitação foi idealizada pela bibliotecária Ana Virgínia Melo, cuja pesquisa de mestrado no PPGIC/UFRN objetiva compreender a ressocialização de indivíduos apenados trabalhando em bibliotecas universitárias. Em relação ao treinamento, o mesmo teve como objetivo proporcionar objetivo proporcionar aos reeducandos conhecimentos teóricos e práticos sobre o funcionamento da biblioteca, desde a organização do acervo até o atendimento ao público. Durante os treinamentos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores da Biblioteca Central, aprendendo sobre o sistema de automação, a conservação de materiais raros e as atividades em acervos digitais realizadas no Laboratório de Informação Científica (LINC).

A reitora em exercício, professora Ivonildes Fonseca, destacou a importância do projeto como uma ação de inovação social. “Esta iniciativa é uma verdadeira ação de resistência e enfrentamento, que dignifica e valoriza as pessoas. É uma coisa fenomenal”, afirmou. Em sua fala, ela também compartilhou sua trajetória de superação, incentivando os reeducandos a continuarem buscando conhecimento e aprimoramento.

Resultados visíveis e sonhos renovados

Os frutos da capacitação já começam a aparecer. Inspirados pelo curso, alguns dos reeducandos passaram a buscar novas formações. Um exemplo é Lucas de Sousa, que atualmente cursa Teologia. A coordenadora de Bibliotecas, Luciana Dantas Medeiros, ressaltou a importância de continuar investindo em iniciativas como essa. “A CoBib, através dessa nova gestão, tem o interesse de dar continuidade ao projeto, pois entendemos a importância da capacitação e da ressocialização. Eles saem daqui já capacitados e com um olhar humanizado”, afirmou.

A bibliotecária Fernanda Meirelle, antecessora de Luciana Dantas, uma das incentivadoras da capacitação, também enalteceu o empenho dos reeducandos. “Parabenizo a todos pelo esforço e dedicação em realizar os trabalhos na biblioteca e buscar conhecimentos para melhorar o atendimento ao público”, disse.

Projeto “Cidadania é Liberdade”: uma ponte para o futuro

 

O Projeto “Cidadania é Liberdade” é resultado de um convênio entre a UEPB e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba (SEAP/PB), firmado em 2003. Atualmente, 40 reeducandos participam do projeto, distribuídos nos Câmpus I, III e V da UEPB. Eles desempenham funções essenciais, como apoio administrativo, manutenção predial e limpeza, contribuindo para o funcionamento da instituição.

Em 23 anos de existência, o projeto já beneficiou 155 reeducandos, muitos dos quais hoje estão empregados com carteira assinada ou têm seus próprios negócios. A assistente social da PROGEP, Albertina Félix, destacou que a capacitação fortalece ainda mais o processo de ressocialização. “Eles têm a possibilidade de sair daqui com uma formação e até mesmo ingressar em outros ambientes de trabalho”, observou.

A cerimônia de entrega dos certificados reforçou o compromisso do SIB/UEPB com a educação continuada e a valorização de suas equipes, além de destacar o papel transformador do projeto na vida dos reeducandos. Para a bibliotecária Ana Virgínia Melo, idealizadora da capacitação, o sucesso da iniciativa é um reflexo do trabalho conjunto e da dedicação de todos os envolvidos. “Capacitar esses colaboradores foi uma forma de valorizar essas pessoas que prestam um bom serviço à Instituição”,

A Biblioteca Central reafirma seu compromisso com a humanização, capacitação e ressocialização dos reeducandos, seguindo sua missão e fortalecendo sua função social, contribuindo para um futuro com mais oportunidades e inclusão. Alinhada ao propósito do SIB/UEPB de integrar saberes e práticas para a socialização da informação e democratização do conhecimento, essa iniciativa não apenas transforma vidas, mas também reforça a missão da Universidade em promover o desenvolvimento educacional e sociocultural da Paraíba e do país.

Matéria: Fabrício Garrido
Fotos: Estela Santos