Biblioteca

Biblioteca

Sistema Integrado de Bibliotecas

Setores e Serviços


Setor de Clínica do Trabalho Acadêmico – SECTA


  • Responsável: Giulianne Monteiro
  • Horário de funcionamento: 07:00 às 18:00
  • Telefone: (83) 3315-3430
  • e-mail: secta.csu.bc@uepb.edu.br

 

Serviços

Ficha Catalográfica online

A ficha catalográfica é um documento que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

Todos os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Estadual da Paraíba devem conter a ficha catalográfica.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente através do SISCOBIB.

O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto (para trabalhos impressos – consulte sua coordenação) e inserido após a folha de rosto na versão digital.

Trata-se de um documento de caráter obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso da UEPB.

O prazo máximo para atendimento da Ficha Catalográfica é 48 horas.

 

Comutação de material informacional

Através da comutação bibliográfica nossos usuários tem acesso a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

  • periódicos técnico-científicos;
  • teses e dissertações;
  • anais de congressos nacionais e internacionais;
  • relatórios técnicos;
  • partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Para ter acesso a Comutação, basta procurar uma de nossas bibliotecas e procurar o setor responsável.

 

Atendimento personalizado para normalização acadêmica

Voltado para os usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba, com o atendimento personalizado poderão ser sanadas dúvidas relacionadas ao uso das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, tais como citações, referências bibliográficas e estrutura do trabalho acadêmico.

 

Repositório Institucional

A Universidade Estadual da Paraíba encontra-se inserida no atual movimento de Acesso Livre e criação de Repositórios Institucionais, possibilitando a divulgação e publicização dos trabalhos de conclusão de curso de nossos graduandos. Por meio do Repositório Institucional é possível acessar os mais diversos assuntos estudados em nossa Instituição.

Setor de Circulação


Orientar e prestar serviços de informação; Divulgar e disponibilizar os acervos de circulação;

  • Responsável: Luciana Medeiros
  • E-mail: circulacao.csu.bc@uepb.edu.br
  • Horário de funcionamento: 7:00 às 21:00
  • Telefone: (83) 3315-3432

 

Empréstimo/ Devolução

O empréstimo é permitido aos estudantes regularmente matriculados, professores e técnicos administrativos da UEPB que possuam cadastro na Biblioteca. Apenas os livros disponíveis no acervo geral estão disponíveis para empréstimo. O prazo de empréstimo é de 20 (vinte) dias, os materiais podem ser renovados pelo mesmo prazo até 02 (duas) vezes, desde que não possua reserva.

* Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda.

** Para que o usuário possa utilizar o serviço de empréstimo, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito e com o cadastro atualizado.

Alunos – necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Horário individual (RDM), devidamente assinado pelo coordenador do curso;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;
  • *Todos originais.

Servidor/Professor – necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Contra-cheque;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;
  • *Todos originais.

 

Renovação

A renovação pode ser feita presencialmente no balcão de empréstimo ou diretamente pelo sistema, clicando em “Acervo On-line” e entrando com o número da matrícula e a senha da biblioteca. O usuário tem ainda a opção de realizar a renovação através de seu celular através da versão SIABI Mobile.

*Mas atenção: Os usuários poderão realizar até 2 (duas) renovações por exemplares . Além disso, se o livro possuir reservas, o usuário não conseguirá fazer a renovação

 

Reserva

A reserva pode ser feita presencialmente ou através do sistema clicando em “Acervo On-line”, entrando com o número da matrícula e  senha, após acessar o sistema o usuário deve fazer a busca do material desejado, a reserva só poderá ser efetuada se obedecer aos seguintes critérios:

  • Quando todos os exemplares da obra desejada estiverem emprestados;
  • A reserva obedecerá à ordem cronológica dos pedidos;
  • A obra ficará à disposição do usuário, no máximo, por 48 (quarenta e oito) horas após sua devolução. Se no fim deste período não for procurada será emprestada ao próximo da lista de reserva.

 

Guarda-volumes

Os guarda-volumes são de uso exclusivo dos usuários da biblioteca e destinam-se à guarda de mochilas, bolsas, pastas fechadas, lanches ou similares antes de ter acesso físico à sala de estudo e acervo da biblioteca, somente enquanto o usuário estiver na biblioteca.

Confira o regulamento de utilização do guarda-volume:

  1. Ao entrar na Biblioteca, todos os usuários deverão guardar seus pertences como pastas, sacolas, bolsas, mochilas e similares;
  2. O guarda-volumes destina-se exclusivamente para guardar pertences dos usuários durante a permanência deste na Biblioteca;
  3. O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes ao funcionário, assinar o formulário de controle de chave, guardar seus pertences no guarda volumes e, ao sair da Biblioteca, retirar todo seu material e devolver a chave;
  4. A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, não sendo a Biblioteca responsável por valores ou objetos lá deixados;
  5. A utilização indevida do guarda-volumes tais como o uso pessoal para outra finalidade sem que seja na biblioteca, pode acarretar em pagamento de multa no valor de R$5,00 (por dia);
  6. Pelo extravio ou quebra da chave / chaveiro do guarda-volumes, o usuário se responsabilizará quanto aos serviços de chaveiro ou pagamento de multa no valor de R$5,00 para que seja feito a reposição do material;
  7. O usuário que sair da Biblioteca, por qualquer motivo, deverá retirar seu material do guarda-volumes e devolver as chaves na recepção.

 

Cabines de estudos (individual) e Área de estudo (coletiva)

Espaço destinado ao estudo dos usuários na Biblioteca Central. Atualmente, a BC/UEPB conta com aproximadamente 12 (doze) cabines para estudo individual e com condições físicas de atender mais de 96 (noventa e seis) usuários para estudo coletivo.

Confira o regulamento para o uso da sala de estudo:

  1. O usuário deve manter silêncio, ordem e a disciplina em toda a área da Biblioteca, em respeito a outros usuários que estão presentes;
  2. Não será permitido fumar, beber e comer em toda a área da Biblioteca;
  3. Perde o direito à utilização da sala de estudo o aluno  que não respeitar as normas de utilização das salas;
  4. A Biblioteca e seus funcionários não se responsabilizam por qualquer material utilizado e/ou deixado nas salas de estudos.

 

Visita orientada/dirigida

Tem o objetivo de apresentar aos usuários da biblioteca, em especial aos alunos, seus direitos, seus deveres e o que podem solicitar de informação desse espaço de produção e de construção de saberes, que extrapola o empréstimo de livros.

Para solicitar esse serviço, qualquer professor da UEPB encaminhará uma solicitação junto à Secretaria da Biblioteca Central pelo telefone 3315-3377 e consultar data disponível para agendamento.

A visita será conduzida por um bibliotecário com duração máxima de 40min.

Setor de Restauração


Tem por objetivo dar suporte aos setores da Biblioteca Central que necessitem do serviço de restauração de materiais informacionais. Neste setor são realizadas pequenas intervenções nos materiais que estão danificados e necessitam ser colocados à disposição dos usuários.

  • Horário de funcionamento: 14:00 às 21:00
  • Responsável: Irenilda Medeiros
  • Contatos: 3315-3377
  • E-mail: bc@uepb.edu.br

Setor de Periódicos


Tem como objetivo disponibilizar e orientar os usuários em suas pesquisas no que se refere aos periódicos científicos. Também é responsável por auxiliar seus usuários em pesquisas no Portal de Periódicos da Capes. O setor possui aproximadamente… títulos de periódicos nacionais e internacionais.

  • Horário de funcionamento: 07:30 às 18:00
  • Responsável: Ivaneide Andrade
  • E-mail: periodicos.csu.bc@uepb.edu.br
  • Telefone: (83) 3315-3429

Periódicos CAPES com a Federação CAFe

  • Clique aqui e saiba como acessar os periódicos da CAPES usando a Federação CAFe.

Processamento Técnico


Setor responsável pela realização dos processos de seleção, aquisição, permuta,  catalogação e indexação dos materiais informacionais da Biblioteca Central.

  • Horário de funcionamento: 07:30 às 13:30
  • Responsável: Denise Oliveira Porto
  • Contatos: (83) 3315-3430