Serviços

 

Todos os serviços abaixo fazem parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, que é gerenciada pela CB. Em sua totalidade, são oferecidos na BC e em boa parte das demais bibliotecas do sistema. Eis:

 

  • Ficha catalográfica impressa e online
O SeCTA, Setor Clínica do Trabalho Acadêmico, foi criado com o objetivo de dar o suporte técnico aos usuários para a elaboração de seus trabalhos científicos. Entre os serviços vinculados a este Setor, está o de elaboração de ficha catalográfica, que pode ser presencial [o usuário dirige-se à Biblioteca (Central, em Campina Grande, ou as do Campi II ao VII) e solicita a elaboração da ficha, que é feita in loco] ou online [o usuário acessa a página eletrônica preenche o formulário e, num prazo de 48h, recebe a citada ficha pelo e-mail]. O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto e é de caráter obrigatório nos TAOS, monografias, dissertações, teses e relatórios de pesquisa da UEPB.

 

  • Comutação de material informacional - Comut e Scad online

Trata de comutar, com bibliotecas nacionais e estrangeiras, materiais infomacionais. A custo é tabelado pelo IBICT (Comut) e BVS (SCAD). O usuário solicitante, por meio da biblioteca, faz o pedido que, num prazo máximo de 15 dias, estará disponível online ou por correspondência impressa para o usuário


Objetivos do serviço de comutação:


1. Facilitar o acesso ao documento requerido nas tarefas de pesquisa, ensino e gerenciamento independentemente de sua localização, mediante a celebração de convênios de prestação de serviços com Bibliotecas-Base (depositárias) e fornecedores de textos completos (editores, livreiros, bases de dados de texto completo etc.), sob a égide de um sistema de comutação bibliográfica descentralizado;


2. Desburocratizar o processo administrativo e contábil nas transações de compra e venda de cópias de documentos;


3. Contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa, criando condições para a transferência e uso cooperativos de informações interdisciplinares armazenadas nas instituições depositárias dos acervos bibliográficos;


4. Garantir a obtenção de cópias de documentos em texto completo oferecidos, mediante pagamento, através da Internet.


Os documentos a serem comutados pelo COMUT são: periódicos, teses, anais de Congressos, partes de documentos.


Observação: os livros só podem ser parcialmente comutados, ou seja, podem ser feito pedidos de comutação apenas de capítulos de livros.

 

 

  • BDTD

O SeCTA é o setor responsável pela gestão do Sistema de alimentação da TEDE/UEPB e pelo contato com os Programas de Pós-Graduação, orientando quanto à documentação necessária a fim de inserir e disponibilizar, de modo legal, as teses e as dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações [BDTD]. Essa Biblioteca objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral. O portal tem como proposta, além de disponibilizar gradativamente, para consulta ou download, a produção nacional de teses e dissertações, oferecer aos usuários produtos e serviços integrados capazes de proporcionar aumento significativo ao impacto de suas pesquisas (http://bdtd.ibict.br/). Na UEPB, o usuário pode acessar a BDTD pelo link http://bdtd.uepb.edu.br/index.php. Clique aqui para obter mais informações acerca da “Política de implementação da BDTD/UEPB” e dos “formulários de preenchimento”.

 

 

  • Normalização dos livros da EDUEP

A Biblioteca Central é responsável, por meio do SeCTA, pela normalização dos materiais informacionais [livros, periódicos e outros] organizados pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba [EDUEP]. Tal atividade, o de normalização, visa a assegurar qualidade técnica na produção científico-acadêmica da UEPB.

 

 

  • Auxilio na normalização, de acordo com a ABNT, dos trabalhos dos usuários da UEPB

Como forma de garantir a qualidade da produção discente e docente, as bibliotecas do SIB, por meio de seus bibliotecários, estão aptos a oferecerem o serviço de orientação normativa dos TAOs, monografias, dissertações e teses, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. Clique aqui e tenha acesso a lista atualizada das Normas Brasileiras Registradas [NBRs] que estão disponíveis para os bibliotecários e para os usuários nas bibliotecas do SIB.

 

 

  • Empréstimo domiciliar

As bibliotecas da UEPB, mediante cadastro[1] do usuário no SeCir , são autorizadas a emprestar os materiais informacionais do acervo, de acordo com a Portaria n. 815/2008 . Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda. Para que o usuário constantemente possa utilizar o serviço de empréstimo domiciliar, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito. Caso contrário, se o usuário estiver em condições irregulares com o Sistema, não terá permissão de retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer tipo de material informacional das bibliotecas. É imprescindível que os usuários exijam dos funcionários imediata baixa no ato de devolução dos citados materiais.


[1] Sobre cadastramento junto às bibliotecas:


Para cadastra-se na Biblioteca Central - ALUNOS


  • Horário individual (RDM), devidamente assinado pelo coordenador do curso;
  • Documento de identidade - original;
  • Comprovante de residência – original;
  • Fotografia 3x4.

Os três primeiros documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.


Para cadastra-se na Biblioteca Central – SERVIDORES


  • Contra-cheque;
  • Documento de identidade - original;
  • Comprovante de residência – original;
  • Fotografia 3x4.

Os três primeiros documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.

 

  • Guarda-volume

Espaço destinado ao depósito, antes de ter acesso físico às bibliotecas, das bolsas, das mochilas, das pastas ou de utensílios similares. O usuário deve receber uma ficha em acrílico enumerada do funcionário da biblioteca e, ao sair do recinto, devolver a ficha ao bibliotecário ou auxiliar de biblioteca para o recebimento do material depositado.

 

 

  • Cabines de estudos (individual) e Área de estudo (coletiva)

Espaço destinado ao estudo dos usuários nas bibliotecas. Atualmente, as bibliotecas do SIB contam com um total de 132 (cento e trinta e duas) cabines para estudo individual e com condições físicas de atender mais de 607 (seiscentos e sete) usuários para estudo coletivo.

 

  • Coleção de Referência

Coleção que visa a dar suporte aos usuários no tocante ao uso de obras de referências, nas quais se destacam: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios bibliográficos, catálogos, bibliografias e almanaques. As obras têm um “R” acima do número de chamada para melhor identificá-las. Essas obras têm localização física especial e não podem ser emprestadas, só consultadas no recinto da biblioteca.

 

 

  • Coleção de Reserva

Coleção composta por um exemplar de cada título de grande procura no acervo das bibliotecas. A circulação desse material fica restrita e controlada, no âmbito das bibliotecas. Os livros pertencentes a essa coleção estão sinalizados com a etiqueta “Coleção de Reserva” e estão dispostas em um local distinto das outras coleções.

 

 

  • Catálogo manual para consulta do acervo da BC

Instrumento que serve ao usuário na busca da informação no âmbito das bibliotecas. Dispõe de buscas por autor, título e assunto. O usuário deve ser orientado por um funcionário do setor para os devidos esclarecimentos de funcionamento e ordenação do mesmo.

 

 

  • Pesquisas acadêmicas online (Internet)

Nas 16 (dezesseis) bibliotecas do SIB, têm disponíveis 69 (sessenta e nove) computadores interligados à internet para os usuários com o objetivo de ampliar as possibilidades de pesquisa do mundo digital.

 

 

  • Orientação ao usuário

Os bibliotecários e auxiliares estão orientados a prestar atendimento aos usuários no acesso à informação acadêmico-científica via online, bem como no uso das bibliotecas e do acervo.

 

 

  • Computadores para digitação

Dos 69 (sessenta e noves) computadores disponíveis em todo o SIB, os usuários contam com este serviço para a digitação na elaboração de seus trabalhos acadêmicos.

 

 

  • Visita dirigida

No ano de 2007, quando a Direção da BC estruturou os seus Setores e Serviços, que inexistiam antes do citado período, implantou o serviço de visita dirigida. Essa visita, denominada em outras bibliotecas como visita guiada, tem o objetivo de apresentar aos usuários da biblioteca, em especial aos alunos, seus direitos, seus deveres e o que podem solicitar de informação desse espaço de produção e de construção de saberes, que extrapola o empréstimo de livros. Entendemos a visita dirigida como uma possibilidade de salutar interação entre os usuários da UEPB e as bibliotecas, em especial, os nossos alunos, no sentido de esclarecer o papel dessa unidade de informação na construção do conhecimento. Para solicitar esse serviço, qualquer professor da UEPB encaminhará uma solicitação à biblioteca [Biblioteca Central [Campina Grande], Campus II, Campus III, Campus IV, Campus V, Campus VI e Campus VII] para o seu agendamento com a antecedência de cinco dias. No caso da BC, o contato é feito junto à Secretaria da BC [3315-3377]. A visita será conduzida por um bibliotecário com duração máxima de 40min.

 

 

  • Coleção de periódicos nacionais e estrangeiros (gerais e especializados)

O Setor de Periódicos [SeP] possui um acervo de aproximadamente 4.608 títulos e 34.649 (trinta e quatro mil, seiscentos e quarenta e nove) exemplares de periódicos nacionais e estrangeiros divididos em várias áreas do conhecimento, com acesso restrito por meio de fotocópias dos sumários das revistas, que só podem ser retiradas do setor por um curto período de tempo com apresentação de documento com foto, ou consultadas no próprio local.

 

 

  • Acesso e recuperação de documentos eletrônicos por meio do Portal de Periódicos da CAPES

O SeP possui dois computadores para acesso à rede e digitação de trabalhos, onde também os alunos poderão acessar bases de dados de acesso livre por meio do Portal de periódicos da CAPES e do Scielo entre outros, com orientação de bibliotecário ou de auxiliar de biblioteca, quando necessário.

 

 

  • Jornais diários e locais e Diários oficiais

A biblioteca possui a assinatura de um jornal local. O mesmo está disponibilizado todos os dias no Setor de Coleções Especiais para consulta de servidores e usuários.

 

 

  • Acervo de Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos orientados (TAOs)

O Setor de Coleções Especiais [SeCE] abriga os Trabalhos Acadêmicos Orientados [TAOs], relatórios de pesquisa, monografias, dissertações e teses defendidas no âmbito da UEPB, seja na Graduação com na Pós-Graduação; produção intelectual que vem contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB. Na Biblioteca Central, tais materiais estão depositados no SeCE e nas bibliotecas setoriais estão organizadas em estantes destinadas a esse tipo de literatura.

 

 

  • Acervo da produção bibliográfica da EDUEP

A EDUEP disponibiliza suas obras com a função principal contribuir na divulgação do conhecimento, tornando possível, por meio da publicação, o acesso da comunidade universitária e do público em geral. Essas publicações estão sendo disponibilizadas no SeCE e visam a contribuir substancialmente na divulgação das pesquisas institucionais e na disponibilização de informações ao público universitário.

 

 

  • Revistas de circulação nacional

Complementando o acesso as informações de cunho geral, as bibliotecas do Sistema disponibilizam revistas de circulação nacional nas áreas de humanidades, ciências, administração e agrárias

 

 

  • Eventos acadêmicos

A Direção da Biblioteca Central, que gerencia diretamente esse Setor, além de promover palestras, cursos, lançamentos de livros, seminários e exposições no espaço das bibliotecas como forma de ampliar e de disseminar debates nas variadas áreas do conhecimento humano, também disponibiliza o auditório da BC para a comunidade acadêmica da UEPB com a finalidade de promover tais atividades.

 

 

  • Dicionário BAB.LA

Disponível na página principal do sítio eletrônico da Biblioteca Central o dicionário BAB.LA com serviço de apoio acadêmico. O serviço, chamado Bab.la Dicionário, além de traduzir palavras, frases e textos em mais de dez línguas, gratuitamente, também inclui funções práticas para sugestão de novas palavras, busca por sinônimos e provérbios, além de filtros de pesquisas para termos técnicos.

 

 

  • Divulgação de Eventos

Conta com página eletrônica, vinculada ao SIB, para divulgação de Congressos, Simpósios, Palestras, Encontros, entre outros.

 

 

  • Material “no book”

Empréstimo e uso local de documentos em suportes não convencionais (material “no book”)

 

© 2014 - UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500, Fone/Fax: 83 3315.3300